Raça de Cachorro para Apartamento – Conheça 17 opções!

Raça de Cachorro para Apartamento – Conheça 17 opções!

Uma boa Raça de Cachorro para Apartamento pode mudar completamente o astral de sua residência, visto que a companhia de um cão como esses pode ajudar e muito no humor de todo mundo que mora nesse apto.

Se você mora com um cão é importante pensar no seu bem-estar, garantindo-lhe não só caminhadas regulares ao ar livre, mas também espaço adequado e suficiente dentro de casa. Portanto, se você mora em condomínio na cidade, mas não quer desistir de ter cachorro, é bom escolher entre os mais adequados para morar em apartamento.

Mas quais raças de cães são mais adequadas para viver em casa? A primeira coisa a sublinhar é que não existe uma categoria específica, pois tudo depende do tipo de cão e do estilo de vida.

Mas, existem sim algumas raças mais adequadas do que outras para viverem juntas em um ambiente doméstico e sem um espaço externo. Leia com a gente e veja 17 ideias de Raça de Cachorro para Apartamento.

Como escolher uma raça de cachorro para apartamento?

Como escolher uma raça de cachorro para apartamento?
Como escolher uma raça de cachorro para apartamento?

Antes de saber quais raças são mais adequadas pra vida em casa, é bom entender como escolher o cão que mais se adapta ao seu estilo de vida.

É importante ressaltar que os animais de estimação, embora habituados a viver em ambientes fechados, não devem ser deixados sozinhos por muito tempo, pois sofreriam com isso.

Para poder escolher o cão de apartamento mais adequado, é importante antes de mais nada conhecer as características das várias raças.

Isso porque compreender as particularidades de cada espécie, saber se se trata de um cão calmo e dócil, ou um cão vivaz e teimoso é um aspecto fundamental pra basear a sua escolha.

Outro elemento a levar em consideração é a família: se tem filhos, de fato, é melhor optar por um cão com um carácter dócil, paciente e brincalhão, enquanto no caso de idosos é aconselhável escolher um cão sedentário e pouco brincalhão.

Os cães também devem ser escolhidos de acordo com seu estilo de vida. Portanto, pra um esportista, um animal de estimação animado que adora se mover, como o Beagle, é mais adequado. Caso contrário, é bom se concentrar em raças mais “caseiras”, como o Bulldog Francês ou o Pug.

Qual a melhor raça de cachorro para apartamento?

Qual a melhor raça de cachorro para apartamento?
Qual a melhor raça de cachorro para apartamento?

As melhores raças de cachorro para apartamento não são apenas cães de pequeno e médio porte, isso porque muitos animais de estimação de grande porte também são perfeitamente adequados pra viver em ambientes fechados.

Um exemplo é o Golden Retrivier, ou Dogue Alemão, dois cães de grande porte que conseguem viver em casa sem problemas desde que tenham espaços adequados às suas necessidades e, sobretudo, dimensões.

O mesmo vale pra raça de cachorro pequeno para apartamento, ou seja, nem todo mundo é adequado pra morar em um apto.

Assim, pra poder fazer a escolha certa, o conselho é não se deixar enganar pelo tamanho, e antes de tudo conhecer as características gerais da raça canina e, só mais tarde, aprender a compreender o caráter do animal.

Entre os cães pequenos, por exemplo, temos o Dachshund, famoso linguiça, que apesar de ser muito leal e apegado ao dono, é um cão de caça e é hiperativo, precisando estar ao ar livre, por isso pode não gostar das quatro paredes da casa.

Aqui estão algumas raças de cachorro para apartamento, leia:

1. Maltês

Maltês
Maltês

O maltês é um dos cães de companhia mais populares, de carácter carinhoso e vivo, é um animal de estimação muito inteligente e curioso. Apesar do seu pequeno tamanho, é um excelente animal de guarda, pois consegue ouvir qualquer ruído.

2. Bichon Bolonhês

Raça de cachorro para apartamento
Bichon Bolonhês

Este tipo de cão tem um caráter dócil e obediente. É um animal de estimação muito carinhoso e sempre à procura de seu dono, é perfeito se você tem filhos pequenos ou idosos na família.

O Bichon Bolonhês é uma raça de cachorro para apartamento inteligente e leal, não é hiperativo e precisa estar muito com o dono, por isso não é adequado pra ficar sozinho em casa por muito tempo.

3. Bichon Frisé

Raça de cachorro para apartamento
Bichon Frisé

Parente da raça anterior, é outra entre boas raças de cachorro para apartamento. É um cão inteligente e astuto, com um caráter alegre e simpático. Ideal como animal de estimação pra toda a família, é muito carinhoso com crianças e adultos.

Ideal também pra quem sofre de alergias, visto que esta raça possui pelo hipoalergênico, o que o torna adequada também pra conviver com pessoas alérgicas.

4. Poodle

Poodle
Poodle

Doce, carinhoso, brincalhão e extremamente inteligente, o Poodle se adapta perfeitamente à vida do apartamento. Ele adora abraços, mas apesar disso não gosta de uma vida muito sedentária.

5. Griffon de Bruxelas

Griffon de Bruxelas
Griffon de Bruxelas

Cão muito corajoso e leal, esta raça de cachorro para apartamento é muito carinhosa e se liga imediatamente à família, sendo assim perfeita como animal de guarda e companhia especialmente pra pessoas solitárias ou idosas.

6. Cavalier King Charles Spaniel

Cavalier King Charles Spaniel
Cavalier King Charles Spaniel

É um cão muito carinhoso, animado e corajoso. Tem uma grande capacidade de adaptação, está habituado a ficar em casa embora seja uma raça muito ativa que adora correr e brincar ao ar livre, por isso deve ser levado à rua com frequência.

O Cavalier King também é simpático e alegre, ideal pra uma família com crianças.

7. Pug

Pug
Pug

Cachorro de apartamento por excelência, o Pug é afetuoso com toda a família, enquanto com estranhos é sempre um pouco desconfiado, sendo assim, pode ser interessante optar por treinamentos especiais, como adestrar um cachorro.

É um cão leal, animado e inteligente, adora brincar e crianças. Quando criança ele é hiperativo, mas na idade adulta ele se torna muito mais um viciado em televisão. O Pug é um cão muito sociável e brincalhão, por isso precisa de um dono presente.

8. Boston Terrier

Raça de cachorro para apartamento
Boston Terrier

O Boston Terrier é uma raça muito inteligente que constrói um ótimo relacionamento com as crianças. Ideal como cão de apartamento, porque raramente late e só se é indispensável.

É uma raça viva e alegre, que ao mesmo tempo não gosta de estar sempre em companhia, na verdade, ele está acostumado a ficar sozinho e é muito seguro de si.

9. Bulldog Francês

Raça de cachorro para apartamento
Bulldog Francês

O Bulldog Francês requer contato constante com os humanos, pois tem um caráter muito possessivo, por esse motivo, não é recomendável deixá-lo sozinho em casa por muitas horas, pois ele sofre de ansiedade de abandono.

É uma raça de cachorro para apartamento perfeita pra vida doméstica, pois late pouco, é muito fiel e, acima de tudo, não gosta de se mexer muito.

10. Shih Tzu 

Raça de cachorro para apartamento
Shih Tzu

Este cão é muito fofinho, adora estar sempre em contato com o seu dono e a sua família. É uma raça muito inteligente e, ao mesmo tempo, teimosa. Adequado pra vida doméstica, mas é preciso ter muita paciência no treinamento.

11. Chihuahua

Raça de cachorro para apartamento
Chihuahua

Outro cachorro do apartamento é o Chihuahua. Esta raça é alegre, inteligente e muito viva. Um cão fácil de treinar e ideal como animal de companhia pra jovens e idosos.

Ele se adapta imediatamente à vida do apartamento, é muito carinhoso, calmo e tranquilo. A única desvantagem é que os chihuahuas costumam latir e podem incomodar outros condôminos.

12. Chin (Spaniel Japonês)

Chin
Chin

É um cão de pequeno porte de origem japonesa, que se destaca pelo seu caráter alerta e inteligente. O Chin é perfeito pra quem quer morar com um animal de estimação, pois é muito carinhoso e gosta de abraços, sendo ideal pra manter dentro de casa porque também não late muito.

13. Beagle

Raça de cachorro para apartamento
Beagle

Um cão de tamanho médio nascido como cão de caça, o Beagle é adequado pra um dono com um estilo de vida ativo, pois é um animal de estimação brincalhão, animado e agitado.

14. Golden Retriever

Golden Retriever

Ideal como cão de companhia, principalmente se tiver filhos, apesar do seu tamanho grande. Inteligente, meigo, leal e afetuoso, o Golden Retriever adapta-se à vida doméstica, mas necessita necessariamente de longos passeios.

15. Volpino Italiano

Raça de cachorro para apartamento
Volpino Italiano

Excelente cão de companhia e de guarda, essa raça de cachorro para apartamento está sempre muito alerta. Ideal se você tem filhos, pois tem um caráter muito dócil, carinhoso e brincalhão.

16. Labrador

Labrador
Labrador

O Labrador é o cão doméstico por excelência apesar de ser grande. Doce, inteligente e extremamente carinhoso, é uma das raças mais queridas por adultos e crianças. Além disso, é muito obediente e capaz de se adaptar a diferentes situações.

17. Shar Pei

Raça de cachorro para apartamento
Shar Pei

De origem chinesa, o Shar Pei nasceu como um cão de luta, mas apesar de sua natureza é perfeito para a vida em apto, desde que não seja em um quarto fechado. Este animal de estimação é muito inteligente, carinhoso e calmo. Em suma, um guardião perfeito pra sua casa.

E aí, qual raça de cachorro para apartamento da lista é sua favorita? Está pensando em comprar um desses? Conta pra gente aqui nos comentários. Até a próxima! 

Deixe um comentário